Infraestrutura Arteris
Arteris é uma das maiores Companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil
Com mais de 3,2 mil quilômetros em operação, desempenha importante papel no setor de infraestrutura rodoviária brasileira, sendo responsável por investimentos direcionados à melhoria, ampliação, conservação e operação dos trechos administrados no âmbito dos programas de concessão do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal.
Rodovias
Federais | (Km) | |
---|---|---|
1 | Fernão | 562,1 km |
2 | Fluminense | 322 km |
3 | Régis Bitterncourt | 396,6 km |
4 | Litoral Sul | 406,6 km |
5 | Planalto Sul | 412,7 km |
Estaduais | (Km) | |
6 | Intervias | 380,3 km |
7 | ViaPaulista | 720,6 km |
Através de suas concessionárias, a Arteris administra rodovias que interligam os principais polos econômicos do País
Situados entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina – esse trechos são de suma importância para o escoamento de matéria-prima e bens insdustrializados do Brasil, além de serem caracterizados pela susa elevadas densidades demográficas.
Ao todo são sete concessionárias
Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense, Intervias e ViaPaulista, todas empresas de capital aberto, controladas 100% pela Arteris.
- Estaduais
- Federais
Concessões Estaduais | Intervias | ViaPaulista | Total |
---|---|---|---|
Extensão Total (KM) | 380,3 | 720,6 | 1.100,9 |
Praças de Pedágio | 9 | 11 | 30 |
Prazo de Concessão | 39 anos | 30 anos | – |
Início | Fev/2000 | Out/2017 | – |
Vencimento | Dez/2039 | Out/2047 | – |
Concessões Federais | Planalto Sul | Fluminense¹ | Fernão Dias | Régis Bittencourt | Litoral Sul | Total |
---|---|---|---|---|---|---|
Extensão Total (KM) | 412,7 | 320,1 | 562,1 | 401,6 | 405,9 | 2.102,4 |
Praças de Pedágio | 5 | 5 | 8 | 6 | 5 | 29 |
Prazo de Concessão | 25 anos | 25 anos | 25 anos | 25 anos | 25 anos | – |
Início | Fev/2008 | Fev/2008 | Fev/2008 | Fev/2008 | Fev/2008 | – |
Vencimento | Fev/2033 | Mar/2025 | Fev/2033 | Fev/2033 | Fev/2033 | – |
Concessão em Relicitação: 1: fev/2033; 2: Mar/2025¹;
Histórico
Em 24 de abril de 2012 foi anunciado Acordo de Intenções no qual OHL S.A. e Abertis anunciaram a intenção de realizar troca de ações, envolvendo o controle da OHL Brasil. Em 06 de agosto de 2012 foi anunciada a aprovação pelo conselho da Abertis da operação de troca de ações com a OHL S.A., com a participação da Brookfield, na proporção 51% Abertis e 49% Brookfield. Em 03 de dezembro foi anunciada a conclusão da operação, com aprovação de todos os órgãos competentes, por meio da qual a Abertis (com 51%) e a Brookfield (com 49%) passaram a deter 100% da Partícipes en Brasil, controladora do capital da Arteris S.A.
Histórico
Em 17 de maio de 2016 foi realizado o leilão de oferta pública de ações – OPA, para cancelamento de registro de companhia aberta como emissora categoria A e saída do Novo Mercado.
Histórico
Em 25 de abril de 2017 a Companhia foi a vencedora do Edital de Concorrência Internacional n° 05/2016 referente ao sistema rodoviário da Rodovia dos Calçados, cuja extensão é de 720 quilômetros (dos quais 317 quilômetros eram administrados pela Autovias e os outros 403 estavam sob administração direta do Governo do Estado de São Paulo). Essa Companhia se tornou a ViaPaulista.
Além disso, a Companhia realizou a sua 5ª emissão de debêntures, uma das maiores operações de 2017 no setor de infraestrutura. A emissão foi realizada em duas séries (1ª e 3ª séries) sendo a 3ª série enquadrada nos termos da Lei n° 12.431/11. A emissão totalizou um volume de R$ 1,6 bilhão.
Histórico
No dia 18 de maio se encerrou o contrato de concessão da concessionária Vianorte S.A. Depois de 20 anos à frente da administração do lote 5 do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, sob fiscalização ARTESP, o prazo da concessão responsável por 236,6 quilômetros de estradas na macrorregião de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, chegou ao fim.
Histórico
Depois de 21 anos à frente da administração do lote 10 do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, sob fiscalização ARTESP, a concessão responsável por administrar 316,5 quilômetros de rodovias no interior do estado de São Paulo chegou ao fim. Ao longo do período de concessão, a Autovias investiu mais de R$ 2,0 bilhões, aprimorando a malha rodoviária, qualidade dos serviços e aumentando a segurança, proporcionando a melhor experiência para os usuários que passavam pela região.
Adicionalmente, ato contínuo ao término da concessão da Autovias, o trecho até então administrado pela concessionária foi transferido para a ViaPaulista S.A, subsidiaria integral da Companhia. Dessa forma, a ViaPaulista passou a administrar um trecho de 720 quilômetros, que conta com 11 praças de pedágio, das quais 10 já estão em operação. Vale ressaltar que esse é um feito inédito no setor de infraestrutura rodoviária do país, já que pela primeira vez, a migração de uma concessão para outra foi realizada dentro do mesmo grupo investidor.
Em novembro, a Autopista Régis Bittencourt realizou a sua 8ª emissão de debêntures. A emissão foi realizada em duas séries, totalizando um volume de R$ 1,7 bilhão.
Histórico
Em 03 de junho de 2020, após 22 anos de operação, o contrato de concessão da Centrovias se encerrou deixando um importante legado para a infraestrutura rodoviária do Estado de São Paulo, tendo entregue grandes obras de expansão e melhorias ao longo dos 218,2 quilômetros da Rodovia Washington Luis e da SP-255, resultando em rodovias mais eficientes e seguras aos usuários.
Em setembro deste ano, a Companhia realizou a sua 9ª emissão de debêntures. A emissão foi realizada em duas séries, totalizando um volume de R$ 1,5 bilhão.
Histórico
A Autopista Litoral Sul iniciou as obras do Contorno Viário de Florianópolis (SC), maior obra de infraestrutura rodoviária do páis na época.
Além disso, a concessionária realizou a sua 10ª emissão de debêntures, para subsidiar os investimentos no Contorno. A emissão foi realizada em duas séries, totalizando um volume de R$ 2,0bilhões.
Histórico
Em 15 de junho de 2022, foi assinado o termo aditivo ao contrato de concessão para a devolução da concessionária Autopista Fluminense, estabelecendo regras e condições para a prestação de serviços e investimentos durante o período de transição até a realização de uma nova licitação da concessão.
A Arteris realizou a sua 11ª emissão de debêntures. A emissão foi realizada em série única totalizando um volume de R$ 1 bilhão.
Além disso, a Autopista Fernão Dias realizou a sua 9ª emissão de debêntures. A emissão foi realizada em série única, totalizando um volume de R$ 1,0 bilhão.
Histórico
A Arteris atingiu a marca histórica de mais de 1000 vidas salvas pelas áreas de escape existentes no trechos explorados pelas concessionárias da Companhia.
A Arteris realizou a sua 14ª emissão de debêntures. A emissão foi realizada em série única totalizando um volume de R$ 600 milhões.
Histórico
Em Janeiro de 2024 foi celebrado o Termo Aditivo e Modificativo (TAM nº 01/2024) entre a Intervias e o Governo do Estado de São Paulo, prorrogando o prazo de concessão da Intervias até o dia 31 de dezembro de 2039 encerrando as ações judiciais propostas pelo Poder Concedente e pela ARTESP para anulação dos Termos Aditivos e Modificativos celebrados em 2006 (“TAMs 2006”) aos contratos de concessão da Intervias, Vianorte, Autovias e Centrovias e das ações judiciais propostas pelas Concessionárias com o objetivo de obter a declaração judicial da validade dos TAMs 2006.
A Litoral Sul realizou a cerimônia de entrega e oficializou a finalização da obra do Contorno de Florianópolis, a principal obra viária do Brasil e da América Latina nos últimos anos. Com 50 Km de pista dupla, 8 túneis, 6 trevos e 44 Obras de Arte Especiais, a obra promove o desenvolvimento econômico, social e sustentável, além do aumento da segurança da região metropolitana de Florianópolis (SC).
A Arteris realizou a sua 15ª emissão de debêntures. A emissão foi realizada em série única totalizando um volume de R$ 1,0 bilhão.
A Autopista Litoral Sul realizou a sua 12ª emissão de debêntures. A emissão foi realizada em duas séries, totalizando um volume de R$ 650 milhões.
Além disso, a Intervias realizou a sua 11ª emissão de debêntures. A emissão foi realizada em série única, totalizando um volume de R$ 2,5 bilhões.
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Última Atualização em 31 de October, 2024