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Nossa Práticas

Governança Corporativa

Governança Corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.

A estrutura de governança da Arteris é composta por três órgãos principais:

Os Acionistas

Que zelam pelo interesse da organização e deliberam as pautas essenciais para o bom funcionamento e desempenho da Companhia.

O Conselho de administração

Exerce o papel de guardião do propósito, dos valores, do objeto social do Grupo Arteris e de seu sistema de governança. É o órgão colegiado encarregado da definição da estratégia corporativa, do acompanhamento de seu cumprimento pela diretoria, e da conexão entre a gestão executiva e os sócios em defesa dos interesses da Companhia.

A Diretoria

é o órgão responsável pela gestão e condução da organização e tem como responsabilidade executar, apoiada pelos princípios da governança corporativa, a estratégia aprovada pelo conselho de administração.

Para garantir transparência aos stakeholders e a aplicação das melhores práticas nas decisões colegiadas sabemos que é preciso manter uma sólida Governança Corporativa. Atualizamos o Manual de Orientação de Governança Corporativa da Arteris e gostariamos de dividir com vocês os mecanismos e como funciona a Governança Corporativa na Arteris.

Órgão Descrição Frequência de Reuniões
Assembleia de Acionistas da Arteris S.A Mais alto grau de governança da companhia. Presidida por um representante dos acionistas escolhido pelos presentes, que indica um secretário para auxiliá-lo. Ordinariamente uma vez por ano e sempre que convocada em caráter extraordinário.
Conselho de Administração da Arteris S.A.

Composição: mínimo de 5 e máximo de 9 membros efetivos, indicados pela Assembleia de Acionistas.

Mandato: 2 anos, sendo permitida a reeleição.

Responsável por estabelecer as diretrizes de atuação da companhia em busca de seus objetivos estratégicos, aprovar os principais planos e metas e monitorar o desempenho empresarial da companhia e de seus executivos.

Seu presidente é eleito pela maioria dos votos dos conselheiros, sendo vetado que ele exerça o cargo de diretor-presidente ou principal executivo da empresa simultaneamente e vice-versa.

É assessorado pelos seguintes comitês: Comitê Técnico, Comitê de Auditoria e Compliance, Comitê de Fusões e Aquisições, Comitê de Recursos Humanos, Comitê Financeiro e Comitê ESG, este último implantado em 2022.

A cada dois meses ou sempre que convocado pelo presidente ou pela maioria de seus membros.
Diretoria Executiva da Arteris S.A.

Composição: Diretor-presidente e mais 6 diretores executivos.

Mandato: 1 ano, sendo permitida a reeleição.

Submete ao Conselho de Administração, anualmente: os planos de trabalho e de investimento, novos programas de expansão, orçamento e prestação de contas por meio do Relatório de Administração; além das contas da Diretoria Executiva, balanço patrimonial e demonstrações financeiras devidamente auditadas conforme exigido pela legislação aplicável. Trimestralmente, deve apresentar os resultados das operações da companhia.

O diretor-presidente é responsável pela coordenação e orientação das atividades dos demais diretores, nas suas respectivas áreas de competência.

Semanalmente ou sempre que necessário.
Conselho Fiscal da Arteris S.A.

Composição: 3 membros efetivos e 3 suplentes, eleitos pela Assembleia de Acionistas.

Mandato: 1 ano, sendo permitida a reeleição.

Responsável pela fiscalização das demonstrações financeiras
e do relatório de administração da companhia.
Sem funcionamento permanente, reúne-se trimestralmente ou sempre que necessário.

Concessionárias

Órgão Descrição Frequência de Reuniões
Assembleia de Acionistas das Concessionárias Mais alto grau de governança das concessionárias, define as competências dos demais órgãos de administração. Ordinariamente uma vez ao ano e sempre que convocada em caráter extraordinário.
Conselho de Administração das Concessionárias

3 membros indicados pela Assembleia de Acionistas de cada uma delas.

Responsável por fixar a orientação geral dos negócios da companhia nas concessionárias, eleger e destituir os diretores das concessionárias e fixar-lhes as atribuições e fiscalizar a gestão dos Diretores, entre outras funções. Sob demanda de deliberação de temas de sua competência.