Modelo de Negócios e Estratégia

Modelo de Negócios

As atividades da Companhia objetivam, exclusivamente, a exploração, através do regime de concessão, do sistema rodoviário sob sua gestão, sendo responsável pela restauração, reconstrução, ampliação, modernização, monitoramento, melhoria, manutenção, conservação e operação dos trechos concessionados, bem como pelo atendimento aos usuários destas rodovias, sempre observando o cumprimento dos termos dos respectivos Contratos de Concessão.

Os serviços oferecidos 24 horas por dia aos seus usuários incluem o atendimento pré-hospitalar, atendimento a veículos com problemas mecânicos, resgate de animais na pista, viaturas para combate a focos de incêndio, inspeção de tráfego e telefone 0800 para solicitar atendimento. 

As rodovias administradas são equipadas com bases operacionais, pontos de ônibus cobertos e passarelas de pedestres. Além disso, a Companhia utiliza tecnologias avançadas para controle e operação de tráfego, incluindo câmeras, painéis de mensagens e outros equipamentos para monitoramento e comunicação das condições meteorológicas e de tráfego.

As atividades da Companhia são regulamentadas e fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo – ARTESP, na esfera estadual e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, na esfera federal. As rodovias são operadas de acordo com os contratos de concessão celebrados com o Governo do Estado de São Paulo e com o Governo Federal.

Os investimentos da Companhia são voltados à ampliação e à manutenção das rodovias por ela administradas, seguindo os termos e condições estabelecidas no contrato de concessão, de acordo com o qual, dentre outras obrigações, a Companhia deve fornecer garantias de cumprimento das obrigações neles estabelecidas, manter apólices de seguro adequadas, obter financiamentos para realização de investimentos  necessários ao normal desenvolvimento dos serviços abrangidos, bem como tomar às providências necessárias a obtenção de todas as licenças ambientais.

Em contrapartida a todas estas obrigações, a Companhia terá como principal fonte de receita o recebimento da tarifa de pedágio sendo, no entanto, facultado à Companhia explorar outras fontes de receitas complementares, acessórias ou alternativas à fonte principal, como rendimentos decorrentes de aplicações financeiras, cobrança por publicidade, entre outras.

Estratégia

A estratégia de longo prazo da Companhia está focada em 3 eixos principais:

O cumprimento dos compromissos de investimentos

Até o final dos respectivos períodos de concessões, a Companhia executará um relevante plano de obras em todas as suas rodovias, o que inclui a adição de infraestrutura e melhorias, principalmente nas concessões federais e constante investimento na manutenção de todos os trechos, de forma a garantir o perfeito estado de conservação das estradas sob sua gestão, oferecendo fluidez ao tráfego, conforto e segurança aos usuários. O plano de investimentos se baseia na sustentabilidade econômica, social e ambiental, sempre respeitando as condições determinadas pelos contratos de concessão.

Operações eficientes

Um dos principais objetivos estratégicos da Arteris é a implementação de um programa de eficiência em todas as suas operações, tendo como referência as melhores práticas já utilizadas pela Abertis (controladora da Companhia) na busca de sinergias, ganhos de escala e redução de custos. Entre as medidas em curso, destaca-se a redefinição de políticas organizacionais, a criação de uma diretoria de compras corporativas centralizada na holding para redução de custos operacionais e investimentos (via um maior poder de compra e barganha e o uso de processo de leilão eletrônico para compras), a implantação do SAP integrando todas as empresas da Companhia, o desenvolvimento de novas tecnologias de arrecadação de pedágio, a remuneração baseada em desempenho, entre outas medidas.

Fortalecimento da imagem corporativa e ações de responsabilidade social e corporativa (RSC)

Com o advento e a criação da marca Arteris ao final de 2012, a Companhia tem se aproximado cada vez mais de todos os seus stakeholders. Queremos estar junto aos jornalistas, ouvir as comunidades lindeiras nas regiões que atuamos e produzir informações de qualidade para nossos usuários, investidores e apresentar ao Brasil nossos projetos de responsabilidade socioambiental corporativa, incluindo voluntariado e ações voltadas à educação, saúde, meio ambiente, cultura e segurança, muitos destes projetos que mantemos há mais de 10 anos.

 Além deste eixo estratégico principal, também é parte da estratégia da Companhia:

Ampliação das receitas provenientes das rodovias

A Companhia constantemente analisa novas tecnologias aplicadas ao negócio com o objetivo de ampliar seus resultados. São projetos que visam o aumento da fluidez de veículos nas rodovias administradas e a agilidade no processo de cobrança dos pedágios, contribuindo para a elevação do tráfego e satisfação dos usuários. Além desses, novas formas de ampliação da exploração da faixa de domínio podem gerar receitas complementares como, por exemplo, a instalação de cabos de fibra ótica ou a manutenção de vias de acesso às rodovias.

Otimização da estrutura financeira

Para financiar a estrutura de capital necessária aos projetos de investimento, a Companhia conta com a própria geração de caixa do Grupo e com recursos provenientes da realização de operações estruturadas (em moeda local) de longo prazo com risco atrelado aos projetos.

Expansão das concessões de rodovias no Brasil

Busca por novos projetos de concessão rodoviária através de aquisições de concessionárias já existentes ou participação em processos licitatórios.

Última Atualização em 6 Abril, 2020