Histórico e Perfil Corporativo

Perfil

Arteris S.A., é uma das maiores Companhia do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados. Com mais de 3,2 mil quilômetros em operação, desempenha importante papel no setor de infraestrutura rodoviária brasileira, sendo responsável por investimentos direcionados à melhoria, ampliação, conservação e operação dos trechos administrados no âmbito dos programas de concessão do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal.?

 Através de suas concessionárias, a Arteris administra estradas que interligam o principal polo econômico do País – situado entre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina – caracterizado por sua elevada densidade demográfica.

Ao todo são sete concessionárias, duas estaduais e cinco federais, todas empresas de capital aberto, controladas em 100% pela Arteris –  Concessionária de Rodovias do Interior Paulista S.A. (Intervias), Via Paulista S.A. (ViaPaulista), Autopista Fernão Dias S.A. (Fernão Dias), Autopista Fluminense S.A. (Fluminense), Autopista Litoral Sul S.A. (Litoral Sul), Autopista Planalto Sul S.A. (Planalto Sul) e Autopista Régis Bittencourt S.A. (Régis Bittencourt).

A Arteris é uma empresa brasileira com 82,3% do seu controle detido pela Partícipes en Brasil S.L. A Partícipes en Brasil, por sua vez, tem suas ações divididas em 51% detidas pela Abertis Infraestrucuturas S.A. e 49% detidas pela Brookfield Motorways Holdings SRL.

Perfil dos Controladores

Abertis
 

A Abertis é líder mundial na gestão de rodovias e um dos primeiros operadores globais de infraestruturas de telecomunicações. Atualmente, a Abertis está presente em 12 países da Europa e das Américas. Concentra sua estratégia no crescimento seletivo e foca em negócios nos quais pode aportar maior serviço à sociedade e um maior valor ao acionista. 

 Para saber mais sobre a Abertis, acesse www.abertis.com

Brookfield
 

Brookfield é controlada indiretamente pela Brookfield Asset Management Inc., uma empresa listada em Nova Iorque e em Toronto.

 Para saber mais sobre a Brookfield, acesse www.brookfield.com.

 Localização Geográfica de nossas Concessionárias

Informações Gerais das Concessionárias

Concessões Estaduais Intervias ViaPaulista Total
Extensão Total (Km) 380,3 720,0 1.095,7
Praças de Pedágio  9 11 30
Prazo de Concessão 39 anos 30 anos -
   Início Fev/2000 Out/2017 -
   Vencimento Dez/2039 Out/2047 -
Concessões Federais Planalto Sul Fluminense Fernão Dias Régis Bittencourt Litoral Sul Total
Extensão Total (Km) 412,7 320,1 562,1 401,6 405,9 2.102,4
Praças de Pedágio   5  5  8 6 5 29
Prazo de Concessão 25 anos 25 anos 25 anos 25 anos 25 anos -
   Início Fev/2008 Fev/2008 Fev/2008 Fev/2008 Fev/2008 -
   Vencimento Fev/2033 Mar/2025 Fev/2033 Fev/2033 Fev/2033 -

 

As concessionárias estaduais são reguladas e fiscalizadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e operam de acordo com os padrões e normas estabelecidos nos contratos de concessão celebrados com o Governo do Estado de São Paulo. Por outro lado, as concessionárias federais são regulamentadas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e operam em conformidade com os contratos de concessão celebrados com o Governo Federal.

Histórico

Em 1997, a sociedade espanhola Construcciones Laín, S.A (posteriormente fusionada à sociedade espanhola Obrascón Huarte, S.A., criando, em fevereiro de 1999, a Obrascón Huarte Laín S.A.) decidiu, dentro da sua política de diversificação de negócios, participar, junto com outras empresas brasileiras, na primeira fase do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, através de participação equivalente a 30% na Latina Infraestrutura S.A., empresa constituída para esta finalidade.

Em 1998, a Companhia foi criada e, no mesmo ano, a Latina Infraestrutura S.A. adquiriu 30% da Autovias S.A. ("Autovias"), concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração dos trechos rodoviários SP-345 Itirapuã / Franca, SP-334 Ribeirão Preto / Franca, SP-330 Santa Rita do Passa Quatro / Ribeirão Preto, SP-318 São Carlos / entroncamento com a SP-255 e SP-225 Ribeirão Preto / Araraquara. Com isso a OHL Brasil passou a deter indiretamente 9% do capital social da concessionária.

Em dezembro de 2000, a OHL Brasil aumentou sua participação na Latina Infraestrutura S.A para 80% e, consequentemente, passou a deter indiretamente 24% do capital social da Autovias.

Em janeiro de 2001, a OHL Brasil adquiriu uma participação direta de 70% na Autovias, através da OHL Participações em Infraestrutura Ltda., passando então a deter direta e indiretamente 94% da Autovias.

Em abril de 2002, adquiriu, através da OHL Participações em Infraestrutura Ltda., 100% da Centrovias Sistemas Rodoviários S.A. ("Centrovias"), concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração dos trechos rodoviários SP-310 Cordeirópolis / São Carlos e SP-225 Itirapina / Bauru.

Posteriormente, em dezembro de 2003, adquiriu indiretamente os 6% remanescentes da Autovias, através da aquisição dos 20% restantes do capital social da Latina Infraestrutura S.A., passando portanto a deter 100% da Autovias.

Em agosto de 2004, concluiu, através da OHL Participações em Infraestrutura Ltda., a aquisição de 100% da Concessionária de Rodovias do Interior Paulista S.A. ("Intervias"), concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração dos trechos rodoviários: SP-147 Itapira / Piracicaba, SP-191 Mogi - Mirim / São Carlos, SP-215 Casa Branca / São Carlos, SP-330 Cordeirópolis / Santa Rita do Passa Quatro, e SP-352 Itapira / Divisa do Estado de Minas Gerais.

Em 29 de abril de 2005, foi aprovada a transformação da empresa do tipo limitada para sociedade por ações

Em 15 de julho de 2005 a OHL Brasil adere ao segmento especial de listagem Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros e através do processo de abertura de capital (IPO), suas ações passam a ser negociadas ao mercado.

Em junho de 2006 ocorreu uma reestruturação societária no grupo fundamentalmente compreendida em duas etapas: (a) a incorporação da Latina Infraestrutura S.A. pela OHL Brasil e (b) a cisão da OHL Participações em Infraestrutura Ltda. em três parcelas e a versão de cada uma destas parcelas em cada uma das concessionárias (Autovias,Centrovias e Intervias).

Em dezembro de 2006, através da SPR (Sociedade para Participações em Rodovias S.A), a OHL Brasil adquiriu 100% da Vianorte S.A. (Vianorte), concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração dos trechos rodoviários: SP-330 Ribeirão Preto / Igarapava),SP-322 Ribeirão Preto / Sertãozinho), SP-322 Sertãozinho / Bebedouro.

Em outubro de 2007 a OHL Brasil participou e venceu 5 dos 7 leilões de lotes da 2ª Fase do Programa de Concessões de Rodovias Federais promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT.

Em 14 de fevereiro de 2008 a OHL Brasil e o Governo Federal assinaram os Contratos de Concessão por 25 anos para a gestão e operacionalização de 2.079 km dos seguintes lotes de rodovias federais do país:

Autopista Planalto Sul S.A., concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração de trecho da rodovia BR-116/PR/SC, compreendendo o trecho entre Curitiba e a divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul;

Autopista Fluminense S.A., concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração de trecho da rodovia BR - 101/RJ, compreendendo o trecho entre a divisa dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e a Ponte Presidente Costa e Silva;

Autopista Fernão Dias S.A., concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração de trecho da rodovia BR-381/MG/SP, compreendendo o trecho entre Belo Horizonte e São Paulo;

Autopista Régis Bittencourt S.A., concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração de trecho da rodovia BR-116/SP/PR, compreendendo o trecho entre São Paulo e Curitiba;

Autopista Litoral Sul S.A., concessionária de serviços públicos responsável pela administração e exploração de trecho das rodovias BR-116/BR-376/PR - BR-101/SC, compreendendo o trecho entre Curitiba e Florianópolis.

A partir do dia 15 de agosto de 2008, as concessionárias federais da OHL Brasil passaram a oferecer os serviços de atendimento aos usuários das respectivas rodovias, como socorro médico, atendimento a veículos com problemas mecânicos, resgate de animais na pista, inspeção de tráfego constante e telefone 0800 para solicitar atendimento: tudo operando 24 horas.

Após a autorização pela ANTT da abertura parcial das praças de pedágio em cada concessionária, em 19 de dezembro de 2008 foram abertas as três primeiras (uma na Planalto Sul e duas na Fernão Dias), do total das 29 programadas para as cinco concessões federais. Ao final de 2009, 28 praças já estavam em operação.

Em 24 de abril de 2012 foi anunciado Acordo de Intenções no qual OHL S.A. e Abertis anunciaram a intenção de realizar troca de ações, envolvendo o controle da OHL Brasil. Em 06 de agosto de 2012 foi anunciada a aprovação pelo conselho da Abertis da operação de troca de ações com a OHL S.A., com a participação da Brookfield, na proporção 51% Abertis e 49% Brookfield. Em 03 de dezembro foi anunciada a conclusão da operação, com aprovação de todos os órgãos competentes, por meio da qual a Abertis (com 51%) e a Brookfield (com 49%) passaram a deter 100% da Partícipes en Brasil, que por sua vez detém 60% do capital da Arteris S.A.

A partir de então a OHL Brasil passou a se chamar Arteris, mantendo todos os seus ativos no Brasil, e alterando o nome de negociação em bolsa (ticker) de OHLB3 para ARTR3.

Esta operação, que culminou na alteração do controle da Companhia, ensejou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA), em linha com os direitos de Tag Along dos acionistas minoritários. A OPA foi encerrada e liquidada em 05 de Setembro de 2013 e trouxe um novo arranjo nas participações de controle da Companhia. A Participes en Brasil passou a deter 69,3% do capital da Companhia, mantendo a proporção de 51% Abertis e 49% Brookfield no controle da Companhia.

Em 17 de maio de 2016 foi realizado o leilão de oferta pública de ações - OPA, para cancelamento de registro de companhia aberta como emissora categoria A e saída do Novo Mercado.

Leilão:

Em 25 de abril de 2017 a Companhia foi a vencedora do Edital de Concorrência Internacional n° 05/2016 referente ao sistema rodoviário da Rodovia dos Calçados, cuja extensão é de 720 quilômetros (dos quais 317 quilômetros são atualmente administrados pela Autovias e os outros 403 estavam sob administração direta do Governo do Estado de São Paulo).

O prazo de concessão é de 30 anos e os investimentos necessários ao longo do período são estimados em aproximadamente R$ 5 bilhões.

Duplicação da Serra do Cafezal:

Após um investimento de aproximadamente R$ 1,3 bilhão, a Autopista Régis Bittencourt concluiu e inaugurou a Duplicação da Serra do Cafezal em 19 de dezembro de 2017, um grande marco da engenharia e infraestrutura rodoviária, sendo uma das obras mais emblemáticas na atualidade, destravando um grande gargalo logístico do Brasil.

Oferta Pública de Distribuição:

Em 11 de setembro de 2017, a Companhia assinou a escritura de emissão de oferta pública de distribuição da 5ª emissão de debêntures simples não conversíveis em ações, uma das maiores operações de 2017 no setor de infraestrutura. A emissão foi realizada em duas séries (1ª e 3ª séries) sendo a 3ª série enquadrada nos termos da Lei n° 12.431/11. A emissão totalizou um volume de R$ 1,6 bilhão, sendo sua data de emissão em 15 de outubro de 2017 e sua data de vencimento em 15 de outubro de 2024.

Término do Contrato de Concessão da Vianorte

No dia 18 de maio se encerrou o contrato de concssão da concessionária Vianorte S.A.

Depois de 20 anos à frente da administração do lote 5 do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), o prazo da concessão responsável por 236,6 quilômetros de estradas na macrorregião de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, chegou ao fim.

Término do Contrato de Concessão da Autovias e Incorporação do trecho pela ViaPaulista S.A.

No dia 04 de juhlo de 2019 se encerrou o contrato de concessão da concessionária Autovias S.A.

Depois de 21 anos à frente da administração do lote 10 do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, sob fiscalização da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP), a concessão responsável por administrar 316,5 quilômetros de rodovias no interior do estado de São Paulo chegou ao fim. Ao longo do período de concessão, a Autovias investiu mais de R$ 2,0 bilhões, aprimorando a malha rodoviária, qualidade dos serviços e aumentando a segurança, proporcionando a melhor experiência para os usuários que passavam pela região.

Adicionalmente, ato contínuo ao término da concessão da Autovias, o trecho até então administrado pela concessionária foi transferido para a ViaPaulista S.A. (“ViaPaulista”), subsidiaria integral da Companhia, conforme estipulado no Edital de Licitação da Rodovia dos Calçados vencido pela Companhia em 2017. Dessa forma, a ViaPaulista passa a administrar um trecho de 720 quilômetros, que conta com 11 praças de pedágio, das quais 10 já estão em operação. Vale ressaltar que esse é um feito inédito no setor de infraestrutura rodoviária do país, já que pela primeira vez, a migração de uma concessão para outra foi realizada dentro do mesmo grupo investidor.

Término Contrato de Concessão - Centrovias

Em 03 de junho de 2020, após 22 anos de operação, o contrato de concessão da Centrovias se encerrou deixando um importante legado para a infraestrutura rodoviária do Estado de São Paulo, tendo entregue grandes obras de expansão e melhorias ao longo dos 218,2 quilômetros da Rodovia Washington Luis e da SP-255, resultando em rodovias mais eficientes e seguras aos usuários.

 

Última Atualização em 14 Fevereiro, 2022